Sobre

QUINTA-FEIRA, 29/02/2024

História

A Observa China 观中国 foi fundada em janeiro de 2020 por um grupo de jovens profissionais e estudantes com a missão de criar uma rede para qualificar o debate sobre a China em português.

Iniciamos o projeto China pensando em criar uma rede difusa por núcleos em cidades na China e no mundo lusófono. Porém, vivendo em um mundo interconectado, logo descobrimos o valor de organizar todo o trabalho da Observa China por meios digitais, promovendo a construção de um Think and Net Tank que nasce digital e busca não somente pensar, como conectar. Assim, vemos a realização dos estudos da China como um empreendimento conjunto com a nossa comunidade, criando uma nova forma de enxergar e criar pensamento sobre o país.

Missão

A Missão da Observa China é organizar uma comunidade pensante e conectada, alertando para a importância crescente da China na sua relação com o mundo, notadamente com os países de língua portuguesa e do Sul Global.

A Observa China opera como um think and net tank pensado em rede, formada por jovens interessados, profissionais e estudiosos que procuram entender e debater a China.

Valores

A Observa China é uma rede interdisciplinar e diversa, construída por pessoas que acreditam no conhecimento e na livre troca de opiniões como elementos que contribuem para o aprofundamento das relações com a China.

Atuação em Rede

Acreditamos no impacto de rede. Uma atuação colaborativa com outras organizações e pessoas nos motiva e guia o nosso trabalho criando uma rede que fortalece os laços para discussões construtivas sobre a China.

Diversidade e Inclusão

Estamos comprometidos com a criação e manutenção de uma rede orientada pelas demandas por diversidade, equidade de gênero e inclusão. Essas demandas estão no centro de todas as discussões e projetos da Observa China.

Independência

Não tomamos posições institucionais em tópicos políticos enquanto organização e não temos vinculações político-partidárias, ideológicas, nem com grupos econômicos. Somos independentes e guiados apenas pelo desejo do conhecimento.

Lusofonia e Sul Global

Buscamos dar voz e espaço a toda a comunidade lusófona pelo mundo a partir de um olhar para e a partir do Sul Global. Por isso, operamos primariamente em português.

Visão

A Observa China opera como uma rede baseada em conversas horizontais, construção coletiva do debate de ideias e como um espaço de criação e disseminação do conhecimento sobre a China. A nossa visão para o futuro é coletiva e construída a partir dos nossos valores.

Assim, a Observa China está construindo uma comunidade de jovens, estudantes, pesquisadores e profissionais no campo dos Estudos de China, criando espaços para novas conexões, recursos de pesquisa e programas que promovam novas vozes e temas na discussão pública sobre a China.

© 2024 Observa China 观中国. Todos os direitos reservados.

© 2024 Observa China 观中国. Todos os direitos reservados.