A Iniciativa para o Desenvolvimento Global

Guia nº3

17 DE MAIO DE 2024
A Iniciativa para o Desenvolvimento Global

O Guia Observa China sobre a Iniciativa de Desenvolvimento Global é estruturado a partir da identificação da lacuna de fontes informacionais sobre esse projeto chinês no idioma português e visa apresentar uma obra de referência que se propõe a esclarecer, de forma abrangente, sobre a Iniciativa de Desenvolvimento Global promovida pela China. Este documento tem como objetivo fornecer uma visão abrangente das relações institucionais e civis entre a China, os países lusófonos e outras nações do Sul Global.

No contexto da GDI, este guia visa informar e apresentar ao público aspectos referentes à iniciativa, bem como sua importância e a crescente busca da China em alinhar suas iniciativas internacionais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030.

O projeto do GDI se dirige ao arcabouço de necessidades básicas individuais claramente presentes nos ODS. Todavia, com imensos desafios presentes no cenário internacional, incluindo as desigualdades entre os países e as complexas tensões geopolíticas, não se observa no horizonte o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável nos países menos desenvolvidos (Center for International Knowledge on Development - CIKD, 2023).

Tomadores de decisão, analistas e estudiosos têm diante de si um contexto geral que põe em evidência a sensibilidade da proposta dos ODS à cooperação multilateral ou a ausência dela. Com vistas a essa questão, a proposta da China busca reforçar o seu papel como um país promotor de bens públicos globais e provedor de arranjos de Cooperação Sul-Sul, bem como ator engajado em ações complementares e voltadas à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID).

Este guia está ordenado como segue. Na seção 3, elencamos a definição da GDI, seu contexto e gênese. Também pontuamos os objetivos da iniciativa. Na seção 4, discorremos sobre seus princípios e áreas prioritárias. Mecanismos e abordagem de cooperação são trabalhados na seção posterior. O documento é finalizado com os progressos e formatos de cooperação na seção 6, seguidos das conclusões.

Sumário

O Que É a GDI? Princípios e Áreas Prioritárias Diretrizes de Cooperação Progressos e Formatos de Cooperação Referências

Leia a versão completa aqui.

As opiniões expressas neste artigo não refletem posição institucional da Observa China 观中国 e são de responsabilidade autoral.

Boletim Observa China 观中国

Ao se inscrever, você concorda com a Política de Privacidade da Observa China 观中国, assim como com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Substack.

© 2024 Observa China 观中国. Todos os direitos reservados.

© 2024 Observa China 观中国. Todos os direitos reservados.