Wuhan

Four years after the pandemic

15 DECEMBER 2023
Wuhan

Em 2020, o mundo inteiro foi surpreendido pela eclosão da pandemia de COVID-19. Começando em Wuhan, não tardou para a comunidade científica elaborar uma hipótese provável para explicar o ocorrido, mas, ainda assim, determinados políticos e formadores de opinião passaram a tratar o tema de maneira anticientífica. Assim, uma imagem negativa sobre Wuhan foi construída mundo afora.

Isto foi particularmente relevante nos Estados Unidos, com o então presidente Donald Trump. Procedeu-se a culpabilizar os chineses, no geral, pela eclosão da pandemia, cogitando publicamente que o vírus teria sido criado artificialmente no Instituto de Virologia de Wuhan. O consenso científico aponta claramente para a existência de um "animal hospedeiro intermediário", que teria sido responsável pela introdução do coronavírus em humanos. [1] Consequentemente, é muito improvável que o COVID-19 tenha sido manipulado em um laboratório. Contrariando a ciência e guiado por interesses geopolíticos, Trump insistiu na retórica da culpabilização dos chineses, trazendo consequências contra imigrantes asiáticos e seus descendentes residentes nos Estados Unidos. [2]

O desenvolvimento de vírus para pandemias, por outro lado, não é particularmente novidade. Ao longo da história, mutações virais ocorreram em diferentes países. Apesar do tom acusativo e julgador, Trump pareceu esquecer-se que a maior pandemia da história, conhecida como a Gripe Espanhola, teve sua origem em campos de treinamento militar nos Estados Unidos, mais especificamente no Kansas, em 1918. O nome que marcou a gripe apenas se conformou como tal porque atingiu com maior intensidade a população espanhola. Sob essa mesma ótica julgadora e antiética, a Gripe Espanhola poderia ser chamada de Gripe Estadunidense, tendo deixado 50 milhões de mortos. [3] As desinformações propagadas sobre a origem da COVID-19, no entanto, não foram apenas actos ignorantes. Houve uma clara tentativa de contenção à ascensão política e econômica da China no mundo.

No entanto, Wuhan continua a desempenhar um papel-chave no processo de desenvolvimento da China. Quase quatro anos após a eclosão da pandemia, e após séries de quarentenas e uma intensa campanha de vacinação, finalmente a situação foi normalizada na China. Ainda este ano, o governo chinês reabriu as fronteiras de várias cidades chinesas, entre elas Wuhan, para intercambistas, turistas e trabalhadores estrangeiros. Afinal, o que é Wuhan? Antes e depois da pandemia, Wuhan difere completamente das impressões construídas em 2020 pelos discursos anti-China. Segue agora um pouco de contexto.

Wuhan é a capital e a maior cidade da província de Hubei. Durante a República da China (1912-1949), e o governo do Kuomintang 国民党 (também conhecido como o Partido Nacionalista), Wuhan chegou a ser a capital do país (1927) em meio às tentativas de unificação nacional. Mais tarde, em 1937, voltou a ser a capital nacional porque estava melhor localizada para resistir à invasão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. [4]

É, contemporaneamente, considerada uma das nove cidades centrais da China. Possui 12 milhões de habitantes, um PIB de CNY 1,7 trilhões e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,810, o que é bastante alto. [5] Localizada no centro do país, Wuhan funciona como um polo estratégico para a logística nacional. Conecta-se a outras grandes cidades através de ferrovias, estradas e vias expressas, promovendo a movimentação de bens e comércio.

Atualmente, Wuhan se destaca por abrigar 83 instituições de ensino superior, cada uma com dezenas de milhares de alunos. Hospedando milhões de estudantes, Wuhan é a maior cidade universitária do mundo. Estas universidades, em geral, abrigam estrangeiros – desde estudantes da língua chinesa até graduandos, mestrandos e doutorandos. Para os conhecedores da cidade, Wuhan representa um centro de oportunidades estudantis. Por exemplo, segundo o Ranking Acadêmico das Universidades Mundiais, a Universidade Wuhan é a 11ª melhor universidade da China. Os universitários residentes na cidade, destinados a tornarem-se mão de obra especializada, evidenciam a relevância estratégica de Wuhan para o processo de desenvolvimento nacional guiado por um intenso processo de industrialização associada a avanços em Ciência e Tecnologia e Pesquisa e Desenvolvimento.

Ainda que as consequências da pandemia tenham sido inesquecíveis e dolorosas, qualquer questionamento sobre o que ocorreu em janeiro de 2020, em Wuhan, deve ser feito sempre de maneira socialmente responsável e comprometida com a ciência. Agora, devemos voltar a enxergar Wuhan tal como é: uma das cidades mais importantes para o desenvolvimento da China.

Referências

  1. Peng Zhou et al, “A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin,” Nature 579, no 7798 (2020): 270-273.
  2. Tyler T. Reny et al, “Xenophobia in the time of pandemic: Othering, anti-Asian attitudes, and COVID-19,” Politics, Groups, and Identities 10, no 2 (2022): 209-232.
  3. Gregory Tsoucalas et al. “The 1918 Spanish Flu Pandemic, the origins of the H1N1-virus strain, a glance in history,” European Journal of Clinical and Biomedical Sciences 2, no 4 (2016): 23-28.
  4. Stephen R. Mackinnon, Wuhan, 1938: war, refugees, and the making of modern China (California: University of California Press, 2008).
  5. Stephen R. Mackinnon, Wuhan, 1938: war, refugees, and the making of modern China (California: University of California Press, 2008).

The opinions expressed in this article do not reflect the institutional position of Observa China 观中国 and are the sole responsibility of the author.

Observa China 观中国 Newsletter

By subscribing, you agree with the Observa China 观中国 Privacy Policy, as well as with the Privacy Policy and Terms of Use of Substack.

© 2024 Observa China 观中国. All rights reserved.

© 2024 Observa China 观中国. All rights reserved.