Esta é uma versão beta, pode conter bugs e não está completa. | This is a beta version, it may contain bugs and is not complete. | 这是一个测试版,可能包含错误并且不完整。

Política de Diversidade, Equidade e Inclusão

QUINTA-FEIRA, 29/02/2024

Política de Diversidade, Equidade e Inclusão da Observa China 观中国

Objetivo

O objetivo desta Política é estabelecer e orientar o compromisso da Observa China 观中国 em promover a cultura de respeito à diversidade, equidade e inclusão. Buscando o estabelecimento de elevados padrões de conduta e transparência, as Premissas e os Compromissos a seguir expostos devem pautar o desenvolvimento de todas as relações entre as pessoas físicas e jurídicas colaboradoras, administradoras, associadas, fornecedoras, prestadoras de serviço e parceiras ("Stakeholders"), preservando as singularidades dos indivíduos.

Premissas

Na Observa China 观中国 enxergamos a diversidade como característica determinante na construção da comunidade, sendo esta um valor inegociável. Buscamos, na singularidade das pessoas, prestigiar a diversidade, notadamente em razão do potencial de riqueza proveniente da pluralidade. Acreditamos na força do coletivo multifacetado para evolução da Rede e da sociedade, que só se efetiva quando as relações são transparentes e baseadas na equidade e na inclusão.

Cultivamos um ambiente de respeito à dignidade, diversidade, equidade e inclusão, com base em princípios referenciados na (i) Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, (ii) na Constituição Federal; (iii) nos tratados e atos internacionais celebrados pelo Brasil; e (iv) na legislação infraconstitucional.

Zelamos pelos direitos humanos, adotando práticas de prevenção e erradicação de qualquer conduta que fira a garantia constitucional aos direitos fundamentais, assumindo o compromisso de não admitir qualquer forma degradante de trabalho, bem como atuando para não manter relacionamento com empresas, entidades ou instituições que adotem tais práticas.

Também são reforçados neste documento os princípios e valores socioambientais da Observa China 观中国, visando a garantir e promover um ambiente seguro, saudável, legal, igualitário e colaborativo para a membresia, associados e todos os Stakeholders, sempre incentivando relações livres de discriminação e de qualquer forma de preconceito em função de características individuais ou coletivas relacionadas à origem, gênero, etnia, raça, cor, religião, idade, altura, peso, aparência física, deficiência, classe social, orientação sexual, gravidez, estado civil, filiação sindical e/ou convicção política.

Com vistas a elucidar o posicionamento da Rede sobre os princípios da diversidade, equidade e inclusão, abaixo discorre-se sobre cada um dos pontos.

1. Diversidade

Com a bandeira da diversidade, temos o compromisso de respeitar a singularidade de todos os indivíduos e promover a igualdade de tratamento em todos os nossos relacionamentos. Empregamos políticas, processos e práticas destinadas a garantir e acelerar a diversidade e a representação em todas as horas e posições dentro da organização. Acreditamos no poder da educação e na importância de estimular espaços de diálogo, por intermédio de treinamentos e práticas organizacionais que ampliem repertório e perspectiva sobre temas-chave, além de desenvolver a valorizada comunicação acessível e que valoriza a diversidade.

2. Equidade

Por intermédio da equidade, a Observa China 观中国 entende que faz-se necessária a alocação de recursos com o objetivo de garantir que as mesmas oportunidades estejam disponíveis para todos. A equidade reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar certo “desequilíbrio”. Por óbvio, existem os privilégios de alguns e as barreiras a outros (a título de exemplo, o racismo, o sexismo, o capacitismo, a discriminação socioeconômica, entre outros), e a alocação de recursos deve sempre tê-los como base. A equidade seria o mecanismo e a igualdade entre todas as pessoas seria o objetivo.

3. Inclusão

A Rede se compromete com a promoção da igualdade de tratamento e oportunidades em todas as pastas, cargos da organização e parcerias e associações, sem discriminação de qualquer tipo, exceto pelo incentivo à diversidade e equidade de origem, gênero, etnia, raça, religião, idade, altura, peso, aparência, pessoa com deficiência, classe social, orientação sexual, cor, gravidez e demais parâmetros previstos em lei. Buscamos continuamente a acessibilidade em nossas comunicações, estrutura e cultura organizacional para garantir o respeito às pessoas.

Compromissos

Tendo em vista os três princípios enunciados e norteadores de toda a atuação em rede, a Observa China 观中国 sustenta os seguintes Compromissos:

1. Combate ao preconceito e à discriminação

Adotar práticas para prevenir, apurar e combater quaisquer situações de humilhação, intimidação, exposição ao ridículo, hostilidade, constrangimento e agressões em nossa comunidade, sejam elas relacionadas à origem, gênero, etnia, raça, cor, religião, idade, altura, peso, aparência física, deficiência, classe social, orientação sexual, gravidez, estado civil, filiação sindical, convicção política ou de outra natureza, incentivando os membros de nossa gestão e comunidade que sofrerem ou presenciarem essas ou outras condutas abusivas a denunciarem, a fim de que sejam respeitadas e promovidas a diversidade e integração entre os membros da equipe e o Stakeholders.

2. Recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas diversas na gestão

Adotar políticas específicas de atração, seleção e permanência/desenvolvimento de profissionais negros e negras, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, pessoas de baixa renda, entre outros, contribuindo para melhorar o atual cenário de pouca representação dos grupos minorizados, promovendo a diversidade na Observa China 观中国.

Na Rede, não se tolera discriminação nos processos de recrutamento e seleção, promoção, organização e participação em treinamentos e eventos.

Nosso time trabalha para fomentar discussões, treinamentos e encontros sobre Diversidade, Equidade e Inclusão a fim de capacitar todas as pessoas colaboradoras e, especificamente, nossas lideranças a agirem e tomarem decisões em consonância com esta Política.

A Observa China 观中国 é uma rede de oportunidades iguais e rejeita qualquer tipo de discriminação ou assédio. Estamos comprometidos com a criação e manutenção de uma rede orientada pelas demandas por diversidade e equidade de gênero. Por isso, incentivamos pessoas candidatas ao nosso processo seletivo de todas as gerações, identidades e experiências de vida a trabalharem conosco.

3. Comunicação e Discursos da Observa China 观中国

Contemplar a diversidade nas ações de comunicação interna e externa da Observa China 观中国 e de suas iniciativas, tanto em relação ao conteúdo, quanto à forma.

Diferentes formas de comunicação devem ser ferramentas para valorizar e promover a diversidade, para combater e desconstruir estereótipos negativos, retratando pessoas de grupos minoritários de forma responsável e positiva. Nossas práticas de comunicação e as respectivas pastas valorizam a diversidade, direcionando e validando a elaboração de materiais condizentes com as premissas desta Política.

Todos os direcionamentos presentes nesta Política abrangem nossas comunicações internas, institucionais e comerciais.

4. Projetos e Iniciativas

Adotar e multiplicar, em quaisquer projetos e iniciativas da Rede, práticas que promovam a identificação, o respeito e a devida atenção aos direitos e necessidades dos grupos marginalizados, garantindo a equidade de oportunidades.

5. Posicionamento e Influência Externa

Posicionar-se e articular juntamente às organizações parceiras, fornecedores, poder público, educadores(as) e sociedade civil, mobilizando e os engajando na promoção de ambientes, práticas e ações mais diversas e inclusivas com foco nos grupos marginalizados.

Infrações e Sanções

Os Compromissos assumidos e seus respectivos procedimentos tratados nesta Política poderão ser objeto de auditoria quanto ao seu efetivo emprego e eficácia. Por isso, quando constatadas situações de desalinhamento a esta Política, serão aplicadas medidas disciplinares a cada tipo de violação.

Para tal, o Código de Ética da Observa China 观中国 é a principal ferramenta para suportar o processo de apuração de violações e determinação das sanções e deve ser de amplo conhecimento e divulgação entre as pessoas físicas e jurídicas colaboradoras, administradoras, associadas, fornecedoras, prestadoras de serviço e parceiras.

Atualizações e Dúvidas

A Observa China 观中国 se reserva do direito de revisar, atualizar ou alterar essa Política a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, sempre que algum evento ou fato relevante motive sua revisão.

Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entrar em contato pelo seguinte canal: integridade@observachina.org.

© 2024 Observa China 观中国. 版权所有.

© 2024 Observa China 观中国. 版权所有.