
Produzido pelo Núcleo de Energia e Sustentabilidade da Observa China 观中国, o presente Guia analisa o papel da China na governança climática internacional, destacando sua centralidade para o êxito da COP-30 e da Agenda de Ação liderada pelo Brasil.
Construído por especialistas e membros da Equipe, o trabalho examina a evolução do papel da China nas negociações climáticas internacionais e o seu protagonismo na transição energética, particularmente em energias renováveis e tecnologias de baixo carbono. A atuação da China em outros domínios também é abordada, como na agenda dos oceanos, na qual emergem progressos em iniciativas de restauração costeira e expansão da energia eólica offshore. Por fim, as sinergias com o Brasil e o Sul Global são sublinhadas, com destaque às oportunidades em energias limpas, hidrogênio verde, minerais críticos, agricultura sustentável e restauração florestal.
Resumo Executivo Introdução Contextualizando: a COP-30 no Brasil Negociações Climáticas Internacionais: da Defensiva à Liderança Financiamento Climático e Cooperação Internacional O Protagonismo da China na Transição Energética Tópicos Especiais: o Setor de Veículos Elétricos Tópicos Especiais: a China e a Agenda Climática dos Oceanos Relações Brasil-China e as Perspectivas para a COP-30 Conclusões Referências
Leia a versão completa aqui
Este artigo faz parte do projeto China e Governança Climática Internacional. Saiba mais sobre este e outros projetos aqui.
As opiniões expressas neste artigo não refletem posição institucional da Observa China 观中国 e são de responsabilidade autoral.
Assine o boletim quinzenal para saber tudo de quem pensa e analisa a China de hoje.
© 2025 Observa China 观中国. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade & Termos e Condições de Uso.