
Produzido pelo Núcleo de Energia e Sustentabilidade da Observa China 观中国, o presente Guia analisa o papel da China na governança climática internacional, destacando sua centralidade para o êxito da COP-30 e da Agenda de Ação liderada pelo Brasil.
Construído por especialistas e membros da Equipe, o trabalho examina a evolução do papel da China nas negociações climáticas internacionais e o seu protagonismo na transição energética, particularmente em energias renováveis e tecnologias de baixo carbono. A atuação da China em outros domínios também é abordada, como na agenda dos oceanos, na qual emergem progressos em iniciativas de restauração costeira e expansão da energia eólica offshore. Por fim, as sinergias com o Brasil e o Sul Global são sublinhadas, com destaque às oportunidades em energias limpas, hidrogênio verde, minerais críticos, agricultura sustentável e restauração florestal.
Resumo Executivo Introdução Contextualizando: a COP-30 no Brasil Negociações Climáticas Internacionais: da Defensiva à Liderança Financiamento Climático e Cooperação Internacional O Protagonismo da China na Transição Energética Tópicos Especiais: o Setor de Veículos Elétricos Tópicos Especiais: a China e a Agenda Climática dos Oceanos Relações Brasil-China e as Perspectivas para a COP-30 Conclusões Referências
Leia a versão completa aqui
This article is part of the project China and global climate governance. Learn more about this and other projects here.
The opinions expressed in this article do not reflect the institutional position of Observa China 观中国 and are the sole responsibility of the author.
Subscribe to the bi-weekly newsletter to know everything about those who think and analyze today's China.
© 2025 Observa China 观中国. All rights reserved. Privacy Policy & Terms and Conditions of Use.