Chinese Language, Culture and Literature at Uni Eduardo Mondlane

Chinese Language, Culture and Literature at Uni Eduardo Mondlane

A new phase for Mozambique

Sinóptica 提纲 Magazine

JUNE 24, 2025
Samuel António Quive

O curso de Licenciatura em Língua, Cultura e Literatura Chinesa foi introduzido em 2014, no âmbito da cooperação entre a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a Universidade Normal de Zhejiang, da República Popular da China, e o Instituto Confucius da UEM. Trata-se de um curso que forma profissionais dotados de um sólido conhecimento científico na sua área de ensino da língua chinesa, bem como na área de tradução, propiciando uma preparação sólida que assegure uma boa inserção profissional dos seus graduados.

Nesse âmbito, este curso visa, essencialmente, alargar a oferta de formação para os estudantes moçambicanos na área das línguas estrangeiras e do conhecimento de outras culturas e civilizações. Tendo em conta o ímpeto das relações de cooperação entre Moçambique e a China, bem como o papel desta na arena mundial, e considerando os actuais desafios da globalização, o curso contribui para o reforço da ligação com a comunidade chinesa e para a dinamização do intercâmbio político, cultural e económico, através do conhecimento da língua e culturas deste país.

Desde a sua implantação, esta licenciatura destaca-se como uma formação muito importante na região da África Subsaariana, permitindo também que a UEM se torne num pólo de convergência regional dos Estudos Chineses. Aliás, o curso alarga o leque de ofertas já existentes no âmbito dos cursos de línguas e literatura, constituindo uma mais-valia para o estudante em termos de mercado de trabalho, tanto a nível nacional, como da região da SADC.

Para um país como Moçambique, onde coabitam várias línguas, locais e estrangeiras, ao tentar responder ao princípio de que o conhecimento da língua chinesa deve ser acompanhado de um domínio das línguas portuguesa, inglesa e outras relevantes para o contexto moçambicano, isso permite aos futuros graduados a possibilidade de fazer traduções e de promover interacção linguística, aumentando deste modo as suas possibilidades de enquadramento no mercado de trabalho nacional, regional e internacional.

Nesse caso, ao conhecimento das línguas acrescenta-se a necessidade de se garantir a preparação científica dos graduados para que possam realizar investigação nas áreas da língua, linguística, cultura e literatura chinesa. Em suma, ao conferir uma formação profissionalizante nas áreas de aplicação da língua chinesa (Ensino, Tradução, Revisão Linguística, entre outras.), o curso de Licenciatura em Língua, Cultura e Literatura Chinesa, abraça como missão: 1. formar professores da língua chinesa; 2. formar tradutores de língua chinesa e; 3. formar revisores linguísticos no domínio da língua chinesa.

A partir desta formação, jovens altamente capacitados têm participado em concursos nacionais e internacionais da Língua e cultura Chinesa e alguns têm se sagrado vencedores.

Leia a 2ª edição completa aqui

This article is part of the project Sinóptica 提纲 Magazine. Learn more about this and other projects here.

Edited by

Caterina Paiva
Caterina Paiva

The opinions expressed in this article do not reflect the institutional position of Observa China 观中国 and are the sole responsibility of the author.

OBSERVA CHINA 观中国 BULLETIN

Subscribe to the bi-weekly newsletter to know everything about those who think and analyze today's China.

© 2025 Observa China 观中国. All rights reserved. Privacy Policy & Terms and Conditions of Use.