Macau and the Greater Bay Area

Bridges for the Brazil-China-Portugal Connection

7 MARCH 2024
Macau and the Greater Bay Area

Em 2023, o Brasil e a República Popular da China celebraram o 30º aniversário do estabelecimento de sua parceria estratégica – a primeiríssima feita pelo país asiático com uma outra nação nesses moldes. Além disso, a China comemorou os 10 anos da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês) – um marco de alta importância para o presidente chinês, Xi Jinping, e os países que fazem parte dela.

Ambos os acontecimentos supramencionados foram amplamente divulgados e festejados ao longo do ano. Contudo, uma terceira data decisiva ficou de fora dos holofotes principais, ou, ao menos, não foi exaltada à altura que merecia, particularmente no Brasil: o 20º aniversário da fundação do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, também conhecido, simplesmente, como Fórum Macau.

Em 2024, situação semelhante parece acontecer. Trata-se do ano em que se celebrará a marca de 75 anos da fundação da República Popular da China e o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre este país e o Brasil. Na nação sul-americana, parece importar relativamente pouco o fato de que fazem 25 anos desde a retrocessão de Macau para a China. [1] Não deveria. Tanto em Portugal – onde se comemorou, no último 8 de fevereiro, 45 anos de relações diplomáticas com o país asiático – quanto na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) – considerada um modelo de sucesso do “um país, dois sistemas” – certamente, a data será muito bem lembrada. Indubitavelmente, fatores históricos e políticos explicam parcialmente isso, porém há também inúmeras razões atuais para que o Brasil engaje mais com a RAEM – e com a República Portuguesa – visando à dinamização do seu relacionamento com a China.

Ainda hoje, na RAEM, a arquitetura, a culinária e o direito, dentre outros, possuem profundas influências portuguesas, e o português é a língua oficial. Além disso, mais de 55 institutos de ensino superior da China continental e de Macau lecionam o idioma a mais de 6.300 estudantes, e esse número tem crescido constantemente de uns anos para cá. [2] Trata-se de uma oportunidade importante para os países de língua portuguesa e para a China, já que o português é uma das línguas mais faladas no mundo e agrega países emergentes com mais de 250 milhões de pessoas espalhadas por quatro continentes. Alguns desses países, como Brasil e Angola, estão situados no Atlântico Sul, região com rotas comerciais tradicionais e que têm tido crescente interesse geopolítico por parte dos Estados ali inseridos e de nações extrarregionais, inclusive, a China, tendo em vista, por exemplo, que a América Latina já foi considerada extensão natural da Rota da Seda Marítima do Século XXI.

De maneira similar, conforme é possível verificar nos últimos Planos Quinquenais, nos objetivos do centenário e em outros planos ou estratégias dos governos central e regionais da China, Guangdong, Hong Kong e Macau estão cada vez mais inseridos na BRI e nas iniciativas globais chinesas, como a Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI, na sigla em inglês). Essa realidade impulsiona sua internacionalização e sua abertura, inclusive, para interações diretas com outras cidades e regiões da China e, via mecanismos de paradiplomacia, de outros países ao redor do globo. Todavia, enquanto Portugal possui uma presença de peso em Macau – inclusive, no ensino do português – o Brasil tem preterido a localidade e sua potencialidade na sua relação com a China, a nível tanto estatal quanto subnacional.

Portugal possui aproximadamente 10 milhões de habitantes, e o Brasil tem pouco mais de 200 milhões. Ainda assim, segundo o Relatório de Emigração de Portugal, em 2022, havia 124.196 registros consulares em toda a China – 122.157 em Macau, 1.149 em Shanghai, 658 em Beijing e 232 em Guangdong – e, somente em Macau, havia 8.991 residentes com nacionalidade portuguesa, sendo 2.213 nascidos no país europeu, o que faz da comunidade portuguesa a quinta maior na região. Por sua vez, de acordo com relatório do Itamaraty sobre as comunidades brasileiras no exterior, em 2022, havia 222.053 (4,83% do total) brasileiros residindo na Ásia, mas apenas 5.940 na China – contra 206.990 no Japão – sendo que, em termos de registros consulares estimados, 3.000 estavam em Guangdong, 1.200 em Hong Kong, 940 em Shanghai e 800 em Beijing.

Apesar de ter uma população 20 vezes maior que aquela de Portugal, o Brasil tem menos nacionais vivendo em toda a China que o país europeu tem somente em Macau. É comum reconhecer que ainda há muito desconhecimento e desinformação sobre a China no Brasil, e esses números explicam parte da razão para tal cenário. Mudar essa realidade passa por valorizar, intensificar e qualificar os intercâmbios de pessoas entre os países, levando mais brasileiros à China (e vice-versa) por meio de oportunidades variadas.

É impressionante que, mesmo sendo o maior país de língua portuguesa do mundo, o Brasil tenha uma representatividade relativamente baixa na China, e isso é verdade também em termos institucionais, empresariais e de investimentos em – e difusão de – programas linguístico-culturais. Brasil e Portugal poderiam cooperar mais, em particular, nesta última área, com aquele país buscando a contribuição efetiva deste para uma melhor inserção, via parcerias e guanxi, na RAEM e na China como um todo, com destaque para a Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. [3] Um maior intercâmbio de pessoas e uma melhor coordenação de políticas mostram-se verdadeiramente essenciais.

A falta de conhecimento sobre como ingressar na China e lidar com as diversas instâncias do governo chinês, os desafios regulatórios na nação asiática, o estabelecimento de uma rede de guanxi e a pouca mobilização estratégica para uma coordenação e um diálogo eficazes entre governo brasileiro, governo chinês e sociedades empresariais de ambos os países são obstáculos constantemente mencionados no ingresso de companhias brasileiras na China. [4] Não à toa, a China tem promovido iniciativas interessantes nesse quesito para além do tradicional Fórum Macau, como a criação da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, o Centro de Cooperação e Intercâmbio de Ciência e Tecnologia entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o Centro de Comércio Internacional entre a China e os Países de Língua Portuguesa e o Centro de Incubação de Negócios, operado pela Parafuturo de Macau – que, diga-se de passagem, assinou recentemente um acordo de cooperação com a brasileira Inova China Hub.

Por causa de Macau e de Portugal, o Brasil possui uma conexão histórico-cultural única com a China na América Latina e no continente americano como um todo, e esse laço singular entre as duas nações poderia – e deveria – ser mais aproveitado em outros campos da relação bilateral e multilateral, indo além do campo cultural relacionado à Lusofonia. Ora, como lembra Cátia Miriam Costa, o diretor do primeiro jornal da Ásia, intitulado “Abelha da China”, editado em 1822, era dirigido justamente por um luso-brasileiro, que, por sua vez, era representante da administração portuguesa de Macau. Curiosamente, em 1854, houve a criação de um distrito brasileiro, elevado à condição de cidade em 1875, chamado Macau, com o nome sendo uma referência direta à atual RAEM e uma “corruptela da palavra chinesa Ama-ngao, que significa abrigo ou porto de Amá, deusa dos navegantes”. [5] Há bagagem para retomar essa “triangulação sino-luso-brasileira”!

Nota-se que o Brasil pode aproveitar as pontes com a RAEM, mas sem se limitar a ela, aprofundando as trocas no âmbito da Área da Grande Baía em geral. Afinal, Brasil, Portugal e China, particularmente no tocante à Área da Grande Baía, têm muito a dialogar em diversas esferas, do turismo e da infraestrutura à tecnologia e à inovação. Assim como Lisboa e diversas cidades da Grande Baía, o Rio de Janeiro sente sua vocação para ser um centro inovador e visa a tornar-se uma cidade inteligente. Assim como Portugal e a China – Macau é uma força impressionante nesse quesito – o Brasil tem grandes capacidades e potencialidades turísticas. Assim como o restante do mundo, Brasil, China e Portugal ainda têm muito a investir em infraestrutura e em nova infraestrutura, inclusive, quando se leva em consideração todos os aspectos do desenvolvimento sustentável. Embora não haja espaço, aqui, para detalhar mais esses pontos, identifica-se que há, inevitavelmente, diversas conexões a se explorar entre esses três países, e muitas delas passam por Macau e a Área da Grande Baía.

Portugal tem uma relação histórica majoritariamente amigável e positiva com a China desde o século XVI e, hodiernamente, pode servir como uma voz relevante para o Brasil e para a China no âmbito europeu, especialmente diante de uma Europa que tem esfriado suas relações com a nação asiática. Ao mesmo tempo, o Brasil tem laços históricos e iniciativas de cooperação com Portugal em variadas áreas, podendo redinamizar esse relacionamento visando não só ao fortalecimento da parceria luso-brasileira em si, mas também ao desenvolvimento de interesses estratégicos comuns nas trocas com a parte chinesa.

Muito se fala na necessidade de se construir uma estratégia brasileira – e, vale mencionar, sul-americana – mais substancial para a China. Isso é necessário para estimular o relacionamento com o país asiático de forma mais proveitosa em outros campos além de comércio e investimentos e para melhorar as próprias deficiências existentes nas trocas comerciais e financeiras bilaterais, bem como para que se possa verificar oportunidades ainda não percebidas nessas duas esferas e em tantas outras.

Pois bem, essa construção estratégica não precisa de ser feita de forma isolada pela parte brasileira. Ao contrário, pode, deve e merece que seja desenvolvida a partir, também, de interações e trocas de experiências com parceiros próximos, dentre os quais Portugal e a própria China – e, importante dizer, os vizinhos sul-americanos – estão incluídos. A China tem muito a oferecer ao Brasil e a Portugal, o Brasil e Portugal têm muito a oferecer um ao outro e à China, e Macau e a Área da Grande Baía surgem como pontes auspiciosas para o robustecimento dos relacionamentos bilaterais e multilaterais entre as três nações nas próximas décadas.

Referências

  1. De acordo com Sousa et al., “retrocessão refere-se ao processo em que um enclave colonial, isto é, um território localizado dentro dos limites geográficos de um Estado, mas ocupado por outro Estado, volta a ser administrado pelo país contíguo”. Nesse caso, como a saída das forças colonizadoras não confere aos habitantes do enclave o direito à autodeterminação dos povos, trata-se de um processo diferente daquele de descolonização resultante em independência. Fernando de Sousa et al. Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais. (Coimbra: Edições Almedina, 2021). 554.

  2. Manuel Duarte João Pires. Português na China: Os números do ensino superior. Revista Thema 21, no 3 (2022): 602-614.

  3. Numa tradução mais literal, guanxi significa “conexões”, “relações” ou até mesmo, em alguns casos, “credenciais” de uma membresia ou filiação a alguma organização. Numa percepção mais ampla, refere-se não só à existência de um sistema de redes pessoais e profissionais, mas também a relacionamentos baseados em confiança e obrigações mútuas. Muitas vezes, a ideia do guanxi é comparada, no Ocidente, à noção de networking, e, de fato, guarda algumas semelhanças com esta; contudo, o guanxi é algo culturalmente bastante mais profundo, ligado a filosofias confucionistas e a conceitos como harmonia social, além de estar associado tanto aos ambientes familiar e social quanto aos campos político e empresarial.

  4. Cláudio Frischtak, André Soares. Empresas brasileiras na China: Presença e experiências. (Rio de Janeiro: Conselho Empresarial Brasil-China, 2012).

  5. A palavra “A-Ma-Ngao”, presente na bandeira do município, parece ser uma designação para “A-Ma-Gang”, possivelmente resultado, segundo Tang Kaijian, de uma adulteração da palavra original chinesa por parte dos portugueses, que, já no século XVI, escreviam também “Amaqauo”, “Amachao” ou “Maquao” para referir-se à região.

The opinions expressed in this article do not reflect the institutional position of Observa China 观中国 and are the sole responsibility of the author.

Observa China 观中国 Newsletter

By subscribing, you agree with the Observa China 观中国 Privacy Policy, as well as with the Privacy Policy and Terms of Use of Substack.

© 2024 Observa China 观中国. All rights reserved.

© 2024 Observa China 观中国. All rights reserved.